terça-feira, 23 de agosto de 2011

Reprodução dos Animais

Para entender melhor sobre a reprodução dos animais vamos primeiro aprender
O que é reprodução SEXUADA ! 
É a fecundação de dois gametas (feminino e o masculino) que gera um individuo
Semelhante aos pais. 

Reprodução é a maneira que os indivíduos dão continuidade a sua espécie.
Para que exista a reprodução entre os animais é necessário que os gametas femininos e masculinos se fecundem, desenvolvendo então um embrião que mais tarde será o filhote normalmente essa fecundação é feita durante o acasalamento.

Os animais são divididos em ramos - eu explicarei a seguir um pouco da reprodução de cada um dos ramos animais



INSETOS 
A reprodução dos insetos é sexuada, e quase sempre por acasalamento, a fecundação é interna, porém as fêmeas colocam os ovos para se desenvolverem externamente são, portanto ovíparos.

Exemplo Borboleta
O diferencial da reprodução da BORBOLETA é que depois de saírem do ovo eles são considerados larvas e alguns sofrem metamorfoses até se tornarem desenvolvidas, além da borboleta  outros insetos como os besouros e as moscas também sofrem metamorfose .






Polvo - fecundação interna
Moluscos 
A reprodução dos moluscos é sexuada, 
Fecundação pode ser tanto interna (ocorre na maioria das vezes) como externa.
 Podendo ou não ocorrer acasalamento no caso de quando não ocorre acasalamento a fêmea e o macho liberam os gametas na água ocorrendo a fecundação 
externamente.

Peixes
 A reprodução dos peixes é sexuada.
 A fecundação normalmente é externa, as fêmeas depositam os óvulos e o macho libera o espermatozóide ocorrendo à fecundação na água.



Répteis
Reprodução sexuada.Fecundação interna e seus acasalamentos podem durar muitas horas, depois da fecundação normalmente as fêmeas botam o ovo para se desenvolver externamente em algumas exceções o embrião se desenvolve dentro da fêmea se alimentando dos nutrientes da mesma. 



Anfíbios 
Reprodução sexuada
Fecundação externa, com algumas exceções de reprodução interna.
O acasalamento pode durar horas

 Assim como os insetos os anfíbios também podem sofrer metamorfose

Exemplo sapo
Girino
O macho monta nas costas da fêmea para estimular ela a expelir os óvulos na água aonde os ovos são fecundados pelo espermatozóde do macho,depois de fecundado o sapo vive um período como girino, os girinos  tem brânquias externas e ainda não tem pernas com o desenvolvimento do girino as brânquias desaparecem e as pernas aparecem então o sapo vira um animal terrestre e não só aquático como eram quando gerino.







Mamíferos
Reprodução sexuada
Fecundação interna com acasalamento . 
Os filhotes dentro do útero recebe os nutrientes através da placenta que chegam ao feto através do famoso cordão umbilical, alguns mamíferos põem ovos que é o caso do ornitorrinco.
O diferencial dos mamíferos é que eles têm algumas glândulas mamarias que servem para fornecer leite ao filhote logo depois do nascimento, o leite materno é fundamental e é muito nutritivo. 


Aves 
Reprodução é sexuada 
Fecundação interna, o desenvolvimento ocorre no ovo externamente aonde a fêmea deposita os ovos num lugar seguro aonde o casal encuba o ovo deixando o quente e o próprio ovo doa os nutriente necessários para a ave,a pois uma duas semanas os embriões de desenvolvem e tornam-se aves pequenas







Nenhum comentário:

Postar um comentário